O mercado ilegal das contas de app de entrega alugadas por brasileiros em Londres

  • 26/07/2019
Brasileiros que vivem em situao legal no pas alugam contas de entregador que abriram em apps como Uber Eats e Deliveroo para conterrneos em situao ilegal; BBC News Brasil investigou esquema.

Thiago*, de 27 anos, chegou ao Reino Unido h? menos de um ano com pouco dinheiro no bolso e o sonho de conseguir viver fora do Brasil pela primeira vez na vida. Veio com a inten??o de morar e ter um emprego em Londres, mas entrou no pa?s como turista, o que n?o lhe permite trabalhar legalmente.
Pouco depois de chegar, ele descobriu um mercado clandestino de aluguel e venda de contas de aplicativos de entrega negociado abertamente nas redes sociais, que tem atra?do cada vez mais imigrantes ilegais no Reino Unido. "Virou um com?rcio. Aluguel de conta ? o que mais tem", diz.
O brasileiro diz que o mercado de aut?nomos que fazem entregas de moto ou bicicleta ? menos controlado pela imigra??o brit?nica e, por isso, oferece menos riscos para quem n?o tem documenta??o em dia, como ele.
"Em restaurante que contrata imigrantes pode ser que tenha fiscaliza??o, mas nos aplicativos ? mais dif?cil", afirma Thiago, que atualmente paga 60 libras (o equivalente a R$ 280) por semana para usar a conta de outra pessoa no Uber Eats, aplicativo de entrega de comidas.
A BBC News Brasil mergulhou nesse mercado clandestino usado por brasileiros e outros imigrantes ilegais no Reino Unido para saber como ele funciona.
Identidades alugadas
Pessoas com situa??o legalizada no Reino Unido - ou seja, que estejam autorizadas a trabalhar - abrem contas como entregadores em aplicativos como Uber Eats, Deliveroo ou Stuart, que est?o entre os mais populares no pa?s.
Essas contas s?o oferecidas para "aluguel" em an?ncios colocados em p?ginas de comunidades de brasileiros e de latinos no Facebook e em grupos no WhatsApp - onde podem ser "alugadas" por pessoas em situa??o ilegal.
Nessas mesmas p?ginas no Facebook e nos grupos de WhatsApp ? poss?vel anunciar que se est? ? procura de uma conta - principalmente para trabalhar de entregador em Londres, na Inglaterra, e em Dublin, na Rep?blica da Irlanda.
N?o s?o apenas os brasileiros que negociam contas de aplicativos de entrega. Apesar de a maioria dos an?ncios ser em portugu?s, a reportagem identificou tamb?m ofertas em ingl?s e em espanhol em diversas p?ginas.

Comentários

Nenhum comentário cadastrado

Comentar